Total Pageviews

Thursday, April 9, 2020

Atividade para a próxima semana (15/abril): doc da BBC


Aqui vai a atividade para a próxima semana (15/abril). 

Assistam ao video da BBC de Londres,  Brasil, Brasil (Part Two:Tropical Revolution), https://www.youtube.com/watch?v=qBcQK5zyxI0, e, em aproximadamente 100 palavras, respondam à seguinte pergunta:
De acordo com o material apresentado no documentário da BBC, no Brasil houve uma riquíssima série de evolução musical e comportamental através de diálogos e inovações que servem para ilustrar a teoria central do “Manifesto Antropófago” (1928), de Oswal de Andrade, portanto, uma série de ideias surgida 30 anos antes da bossa nova (iniciada em 1958) e da agitada década de 1960 que a seguiu. Segundo Oswald de Andrade, a cultura do Brasil e a sociedade brasileira como um todo têm uma forte tendência para assimilar, transformar e mesclar influências estrangeiras com nossas culturas regionais nativas, bem brasileiras. Comente alguns desses desenvolvimentos ilustrados no documentário.
Fiquem bem, cuidem-se bem!
Abs,
Dário

Monday, March 30, 2020

Mais perguntas sobre S. Bernardo

30/mar

Prezadxs aluns do POR 334:

Espero que os últimos dias tenham sido mais fáceis para vocês do que os primeiros desde que recomeçamos as atividades escolares. Seguem abaixo três perguntas sobre S. Bernardo, para vocês responderem em aproximadamente 50 palavras cada, até quarta-feira, às 16h00, quando nos reuniremos novamente via Zoom. O link estará num email que lhes enviarei, aproximadamente 15 minutos antes da aula, como o fiz anteriormente. Vocês podem respondê-las no blog, na seção de comentários sobre este post, ou por um email enviado a dborim@umassd.edu.

Ix – Quais são os traços que melhor definem o perfil e a trajetória de vida da personagem Madalena?
IIxx – Como aparecem e que papéis (roles) têm, em São Bernardo (de 1934), as fortes ideologias em conflito naquele tempo retratado no romance, entre os anos 1920 e os meados dos anos 1930?
IIIxxx – Já que o livro de Graciliano Ramos tem a forma de uma autobiografia ficcional, o que se pode dizer das críticas que o romancista provavelmente tece ali sobre a sociedade do seu tempo através das experiências de Paulo Honório e da sua revelação, por escrito, em uma espécie de parcial mea culpa?

Abs,
Dário

Thursday, March 19, 2020

Perguntas sobre Caps 1-16 de S. Bernardo


19/mar

Segue aqui a segunda msg que lhes envio nesse período tão difícil para todxs nós. Espero que esse email os encontre relativamente bem. Essa mesma mensagem estará postada no nosso blog (ver abaixo).

Por favor, observem:

I – Pretendo realizar nossa primeira aula em forma de videoconferência na quarta-feira, dia 25/mar, no nosso horário regular, das 4h00 às 5h15 da tarde.

II - Aguardo as respostas de alguns de vcs para as perguntas que lhes enviei dias atrás. Aquelas mesmas perguntas que lhes enviei por email agora estão postadas no que será agora o blog oficial do curso, A Paixão e o Poeta: http://apaixaoeopoeta.blogspot.com/  – aquele mesmo website que aparece no syllabus do POR 334. O link direto às perguntas é esse: http://apaixaoeopoeta.blogspot.com/2020/03/perguntas-sobre-acesso-internet.html

III - Enquanto isso, seguem aqui três perguntas para vcs responderem até quarta-feira, dia 25 de março, sobre os capítulos 1-16 do romance São Bernardo. Vocês deverão postar suas respostas na parte de comentários referentes a esta postagem, no mesmo website. Com aproximadamente 50 palavras, responda a cada uma dessas perguntas: (a) Que dificuldades tem o narrador ao escrever o seu livro, um livro dentro do livro de Graciliano Ramos que nós temos em mãos? (b) Que características textuais (ou tipo de linguagem) estão presentes na autonarrativa do personagem Paulo Honório? (c) Que características pessoais podemos perceber nesse protagonista/narrador?

Abs,
Dário

Perguntas Sobre Acesso a Internet


Carxs alunxs do POR 334,

Espero que esse email os encontre relativamente bem, apesar da avalanche de desafios nas nossas vidas. Tenho algumas perguntas para depois redesenhar o restante do nosso curso.
(a) Vocês têm/terão acesso à Internet onde estão/estarão morando nas próximas semanas?
(b) Há alguma dificuldade em encontrar um lugar fixo para morarem no restante do semestre?
(c) Vocês têm Zoom no seu computador ou telefone? Zoom é um app gratuito que nos proporciona a chance de fazermos videoconferências.
Aguardo as suas respostas. Para a segunda-feira próxima, por enquanto eu peço que vcs realizem a leitura originalmente marcada para esta semana, os capítulos 1 a 16 do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, cujo PDF eu lhes mandei duas semanas atrás. Se por acaso perderam o PDF, avisem-me. Eu lhes enviarei a avaliação do mid-term até o fim desta semana.
Cuidem-se bem, por vocês mesmxs e pelas pessoas que correm mais riscos nestes tempos de pandemia.
Forte abraço,
Dário

Monday, January 22, 2018

Sring 2018 Seminar


German painter Johann Moritz Rugendas (1802-1858) arrived in Brazil in 1821.
He visited several towns of Minas Gerais. 
(Brasiliana, Itaú Cultural)


UMASS DARTMOUTH 
POR 630/730 SEMINAR IN BRAZILIAN LIT & CULTURE
SPRING 2018
NINETEENTH-CENTURY IDEOLOGIES AND LITERATURE


Class Meetings: Mon 4:00-6:30PM
Class Meeting Room: LARTS 110

Professor Dário Borim
Office Hours: Mondays 1:00-3:00PM & Tuesdays 2:00-4:00PM
Blog: A Paixão e o Poeta, http://apaixaoeopoeta.blogspot.com/

Objectives
The main purpose of this seminar is to enable students to understand and to discuss 19th century issues pertaining to a variety of ideologies in the fields of race (especially slavery and immigration), modernity, urbanization, the Brazilian national ethos, Positivism, political regimes (monarchy and republicanism, in particular), economics, gender, sexuality, and family structures. Influential studies by leading social science researchers and critics, such as Antonio Candido, Marilena Chaui, Roberto DaMatta, Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Mary Del Priore, Flora Süssekind, and Roberto Reis, will serve as main content of the seminar. While applying such concepts and theories to literary works, students will develop critical skills in the close reading of four fundamental novels to the understanding of 19th century Brazil ideologies: Manuel Antônio de Almeida’s Memórias de um sargento de milícias (1852), Bernardo Guimarães’ A escrava Isaura (1875), Aluísio Azevedo’s O cortiço (1890) and Machado de Assis’ Quincas Borba (1891).


Graded Tasks:
·      In-class participation: 20%
·      Weekly writing assignments: 20%
·      Oral presentations: 20%
·      Final paper: 40%


Calendar of Activities

January 22:
Introduction and Nineteenth-Century History of Brazil and Portugal
January 29:
Manuel Antônio de Almeida’s Memórias de um sargento de milícias
February 5:
Manuel Antônio de Almeida’s Memórias de um sargento de milícias (continued)
February 12:
Political Regime, Urbanization, Modernity
February 19 (No Class); February 20 (Following Mon schedule):
Slavery, Racial Thought, Immigration
February 26:
Bernardo Guimarães’ A escrava Isaura (1875)
March 5:
A escrava Isaura (continued)
March 12: 
No Class (Spring Break)
March 19:
Gender, Sexuality, Family Structure
March 26:
Aluísio Azevedo’s O cortiço (1890)
April 2:
O cortiço (continued)
April 9:
National Ethos, Positivism & Economics
April 16: 
No Class (Patriots Day)
April 23:
Machado de Assis’ Quincas Borba (1891)
April 30:
Quincas Borba (continued)
May 7:
Students’ Final Paper Presentations



Bibliography



Abreu, Capistrano de. Capítulos de história colonial (1500-1800). Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro. 1907; São Paulo, PubliFolha, 2000.

Araújo, Emmanuel. “A arte da sedução: sexualidade feminina na Côlonia.” Del Priore and Bassanezi 45-77.

Almeida, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. http://www.elivros-gratis.net/livros-download-gratis-pg-3.asp

Assis, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. https://download.e-livros.pw/download/d24d5a941fcfdde71edcb4c771e215a7


Borim Jr., Dário. “Retrato social às avessas: A inserção classista e sexist em A escrava Isaura.” Perplexidades: Raça, sexo, e outras questões políticas no discurso cultural brasileiro. Niterói, RJ: EdUFF, 2004. 39-50.

Brown, Diana DeG., Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil. New York: Columbia UP, 1994.

Burns, E. Bradford. A History of Brazil. New York/London: Columbia UP, 1970.

Caldwell, Helen. Machado de Assis: The Brazilian Master and His Novels. Los Angeles: U.of California P., 1970.

Candido, Antonio. “The Brazilian Family.” Brazil, Portrait of Half a Continent. Ed. T. Lynn Smith. Westport, CN: Greenwood Press, 1972. 201-302.

_______. “Dialética da malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias)." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 8 (1970): pp. 67-89.

Chaui, Marilena. Conformismo e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1986.

_______. O que é ideologia? 1980; São Paulo: Brasiliense, 1985.

_______. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DaMatta, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

_______. A casa e a rua. São Paulo: Brasiliense, 1985.

_______. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

Del Priore, Mary. “The Mansions and the Shanties: ‘The Flesh and Stone’ in Nineteenth-Century Brazil.” Rocha 65-72.

Del Priore, Mary, and Carla Bassanezi, eds. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.

D’Incao, Maria Ângela. “Mulher e família burguesa.” Del Priore and Bassanezi 223-240.

Fontaine, Pierre-Michel, ed. Race, Class and Power in Brazil. Los Angeles: U. of California, Los Angeles Center for Afro-American Studies, 1985.

Galvão, Walnice Nogueira. Saco de gatos: ensaios críticos. Ensaios críticos. São Paulo: Duas Cidades, 1976.

Gomes, Laurentino. 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso, e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. 2007; São Paulo: Planeta, 2008.


Hale, Lindsay. Hearing the Mermaid’s Song: The Umbanda Religion in Rio de Janeiro. U. of New Mexico P.: 2009.

Hobsbawm, Eric J. Nations and Nationalisms since 1780: Programme, Myth, Reality. Cambridge, UK: Cambridge UP, 1990.

Hollanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.

Jackson, K. David. “‘The Abstract Brazilian’: Antonio Candido’s Malandro as National Persona.” Rocha 559-576.

Jackson, K. David. Machado de Assis: A Literary Life. New Haven, CT: Yale UP, 2015.

Lima, Luiz Costa. “Dom João VI no Brasil.” Rocha 325-334.

Lima, Oliveira. Formação histórica da nacionalidade brasileira. Intro. Gilberto Freyre et al. Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro. 1911; Rio de Janeiro/São Paulo: Topbooks/Publifolha, 2000.

Maxwell, Kenneth. Naked Tropics: Essays on Empire and Other Rogues. Foreword Fouad Ajami. New York: Routledge, 2003.

Mota, Carlos Guilherme. Viagem incompleta: a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000.

Nabuco, Joaquim. O abolicionismo. Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro. Rio de Janeiro/São Paulo: Nova Fronteira/Publifolha, 2000.

Nascimento, Abdias do. “Racial Democracy” in Brazil: Myth or Reality? Trans. Elisa Larkin do Nascimento. Foreword Wole Soyinka. Ibadan, Nigeria: Sketch, 1977.

Ortiz, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Prado Júnior, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 1942; São Paulo: Brasiliense, 1983.

Reis, Roberto. Por sobre os ombros: Leituras do discurso cultural brasileiro. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1995.

_____. The Pearl Necklace: Toward and Archeology of Brazilian Transition Discourse. Trans. Aparecida de Godoy Johnson. Gainesville, FL: UP of Florida, 1992.

Reis Filho, Nestor Goulart. “Urbanização e modernidade: entre o passado e o futuro (1808-1945). Mota 83-120.

Rocha, João Cesar de Castro, ed. Brazil 2001: A Revisionary History of Brazilian Literature and Culture. Portuguese Literary & Cultural Studies 4/5 (Spring/Fall 2000).

Rocha, João Cezar de Castro, and Flora Thomson-DeVeaux. Machado de Assis: Toward a Poetics of Emulation. Ann Arbor, MI: Michigan State UP, 2015.

Schwars, Roberto. Ao vencedor as batatas. 1977; São Paulo: Duas Cidades, 1988.

Silva, Ana Cláudia Suriani da. “Some Unknown Chapters of the First Version of Quincas Borba Serialized in A Estação.” The Author as Plagiarist—The Case of Machado de Assis. Portuguese Literary & Cultural Studies 13/14 (Fall 2004/Spring 205): 419-434.

Silva, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821). Preface Sérgio Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Nacional/MEC, 1977.

Skidmore, Thomas. E. Brazil: Five Centuries of Change. New York/Oxford: Oxford UP, 1999.

Soares, Marcus Vinicius Nogueira. “Memoirs of a Militia Sergeant: A Singular Novel.” Rocha 113-120.

______. A crônica brasileira do século XIX: Uma breve história. São Paulo: É Realizações, 2014.

Süssekind, Flora. Cinematógrafo das letras: literature, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Schwarcs, 1987.

______. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

Telles, Lygia Fagundes. “Mulher, mulheres.” Del Priore and Bassanezi 669-672.

Telles, Norma. “Escritoras, escritas, escrituras.” Del Priore and Bassanezi 401-442.

Voeks, Robert A. Sacred Leaves of Candomblé: African Magic, Medicine, and Religion in Brazil. Austin, TX: U. Texas P., 1997.





ON-LINE SOURCES AND OTHER MATERIALS



Zeitgeist (Part One: Religion) https://www.youtube.com/watch?v=AjHk9nKUNNs



1808: A corte no Brasil (12 docs de 20’): A fuga dos reis (1o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: Nobreza e política (2o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: Um reino sem rei (3o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: A travessia (4o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: A chegada à Bahia (5o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: O desembarque no Brasil (6o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: A economia no tempo de Dom João (7o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: A política no tempo de Dom João (8o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: A corrupção no tempo de Dom João (9o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: Arte e ciência, o reino do saber (10o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: O templo dos livros e da música (11o. Episódio)




1808: A corte no Brasil: O desembarque em Lisboa (12o. Episódio)




Chegada da família real portuguesa (Canal Futura, 58’)




Panorama histórico brasileiro: Independência




Panorama histórico brasileiro: Nasce a República




O Brasil-Império: Viajantes e Artistas no Século XIX (18’)




O Brasil no Olhar dos Viajantes




Aula de Antonio Candido sobre a Literatura Brasileira do Sec. XX




História do Brasil por Boris Fausto: Império (1822-1889)




Pintura no Brasil do Século XIX

Cláudia Valadão (Instituto de Artes, da UNICAMP)






Feature Fiction Links (PDFs sent out via email):

1)   Almeida, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias (1852)




2)   Guimarães, Bernardo. A escrava Isaura (1875)




3)   Azevedo, Aluísio. O cortiço (1890)




4)   Machado de Assis, Joaquim Maria. Quincas Borba (1891)

 

Thursday, August 15, 2013

Especial do Brazilliance em 15 e 22 de agosto, 2013

EM 9 DE JULHO, TRINTA E TRES ANOS ATRÁS, FALECIA O ESCRITOR, CANTOR E COMPOSITOR VINICIUS DE MORAES. SEU LEGADO MAIOR É O UNIVERSO POÉTICO-MUSICAL DE QUEM VIVENCIOU E RETRATOU SEU AMOR -- PAIXÃO, MESMO -- PELA VIDA. POIS, ENTÃO, VALE MAIS PENSAR QUE VINICIUS FARIA CEM ANOS NO PRÓXIMO MÊS DE OUTUBRO, E É ESTA A PROPOSTA PARA PRÓXIMAS DUAS EDIÇÕES DO MEU PROGRAMA DE RÁDIO, BRAZILLIANCE, 15 E 22 DE AGOSTO (NESSA QUINTA-FEIRA E NA SEGUINTE). NO TOTAL SERÃO SEIS HORAS DAS MAIS FINAS CANÇÕES E POEMAS DO BARDO CARIOCA,15H00-18H00, HORÁRIO DE NOVA IORQUE, OU 16H00-19H00, HOR. DE BRASÍLIA, SEMPRE AO VIVO, PELA EMISSORA UNIVERSITÁRIA WUMD, 89.3 FM, OU ON-LINE, PELO LINK DIRETO http://stream.umassd.edu/webcast/wumd.php?flash=true. SARAVÁ!

Monday, May 16, 2011

Cristina on Marriage







Cristina (Tina) Modotti, in Frida, directed by Julie Taymor (2002):

I don't believe in marriage. No, I really don't. Let me be clear about that. I think at worst it's a hostile political act, a way for small-minded men to keep women in the house and out of the way, wrapped up in the guise of tradition and conservative religious nonsense. At best, it's a happy delusion - these two people who truly love each other and have no idea how truly miserable they're about to make each other. But, but, when two people know that, and they decide with eyes wide open to face each other and get married anyway, then I don't think it's conservative or delusional. I think it's radical and courageous and very romantic. To Diego and Frida. 


http://www.imdb.com/title/tt0120679/quotes